Ayurveda para crianças

Aproveitando a sabedoria antiga em um mundo moderno
A maioria de nós já teve a experiência de querer dar o melhor passo para os filhos em nossa vida — quer tenhamos o privilégio de criá-los ou simplesmente a sorte de conhecê-los e amá-los.

Como arte e ciência da vida, o Ayurveda possui uma grande quantidade de sabedoria que pode ser facilmente aplicada tanto a crianças quanto a adultos. Esperamos que este recurso o ajude a aplicar um pouco da antiga sabedoria do Ayurveda às crianças de sua vida – para apoiar sua saúde vibrante.

Começaremos com algumas ferramentas básicas para ajudá-lo a entender a abordagem ayurvédica, conforme ela se aplica às crianças. Também destacaremos algumas considerações particularmente importantes na vida das crianças.

Mas saiba que de forma alguma este recurso pretende substituir ou substituir o valor de uma equipe qualificada de profissionais de saúde – nem tentaremos ajudá-lo a diagnosticar quaisquer problemas de saúde específicos. Esperamos que você goste da exploração e ache este conteúdo valioso.


Uma Abordagem Preventiva
Tal como acontece com muitas formas de medicina oriental, Ayurveda é fundamentalmente uma abordagem preventiva para o bem-estar. Embora possamos recorrer ao Ayurveda para ajudar a corrigir os desequilíbrios que podem estar surgindo em nossos filhos, ele também tem o potencial de colocá-los em um caminho vitalício em direção à saúde e ao bem-estar ideais.

Infelizmente, a obsessão de nossa cultura com velocidade, eficiência e facilidade está eclipsando parte da sabedoria atemporal que ajudou a nos manter sintonizados com os ciclos das estações, nossos próprios ritmos circadianos e a ingestão de alimentos adequados à estação.

A Ayurveda trabalha com os ciclos da vida e os ritmos do mundo natural para promover força, resiliência e saúde vibrante. E as crianças estão em uma posição única para se beneficiar dessa abordagem porque a inteligência natural dentro de seus corpos geralmente não foi significativamente alterada pelos hábitos de um mundo desconectado. Muitas vezes, mesmo quando há desequilíbrios em jogo, pequenas mudanças irão reacender a capacidade natural de uma criança de se curar e prosperar.

Ayurveda celebra a singularidade
A Ayurveda é um sistema único de medicina no sentido de que não professa soluções únicas para todos, mas sim honra e celebra cada indivíduo. Um dos princípios fundamentais do Ayurveda é que cada um de nós nasce com uma constituição distinta – uma combinação particular de vata, pitta e kapha – que é completamente única para cada um de nós.

Se os doshas são novidade para você, aqui vai uma breve orientação.

Vata é a energia do ar e do éter, movimento e impulso, criatividade e conexão; governa a respiração, a pulsação do coração, o movimento muscular em geral, os impulsos nervosos, a percepção sensorial, a comunicação e nossa capacidade de experimentar flexibilidade, alegria e consciência expansiva.

Pitta é a energia do fogo e da água, digestão e transformação; governa o apetite, a digestão, a absorção, a assimilação, a inteligência, o carisma, a coragem e a ambição.

E kapha é a energia da água e da terra, estrutura e coesão, aterramento e estabilidade; governa nutrição, crescimento, lubrificação, regeneração, equilíbrio de fluidos, regulação de gordura, força, resistência, memória e nossa capacidade de sentir compaixão e contentamento. O corpo de cada criança tem todos os três doshas. Todos nós fazemos. Mas indivíduos diferentes têm proporções diferentes de cada um, e a maioria de nós é predominante em um ou dois deles.

De acordo com o Ayurveda, a constituição de uma pessoa (prakriti, em sânscrito) é estabelecida na concepção, consolidada no nascimento e permanece constante ao longo da vida. Representa o estado natural de equilíbrio de cada indivíduo e fornece um modelo pessoal para uma saúde ideal. Nossas constituições influenciam nossa fisiologia e físico, nossos gostos e desgostos, nossas tendências e hábitos, bem como nosso caráter mental e emocional.

Compreender os traços gerais da constituição de uma criança pode fornecer uma visão tremenda sobre como apoiar seus pontos fortes, saúde e bem-estar, ao mesmo tempo em que é capaz de antecipar e proteger contra vulnerabilidades previsíveis.

Vata em crianças
Vata se manifesta em crianças como uma constituição mais leve e esbelta com um apetite irregular. Vata está presente em crianças que tendem a resfriar com bastante facilidade ou que têm tendência a ter pele seca. O cabelo vata é fino e pode ser bem encaracolado, enquanto a pele vata tende a ser mais fina e geralmente tende a tons mais escuros. Vata também se presta à rapidez da mente e do corpo, bem como a altos níveis de criatividade. O excesso de vata geralmente está por trás das tendências de preocupação ou ansiedade, inquietação mental e física, hábitos alimentares meticulosos, dificuldade em dormir profundamente ou profundamente e também pode ser responsabilizado por qualquer luta contra a constipação.

Pitta em crianças
Pitta está presente em crianças com uma constituição física moderada, que têm um apetite bastante aguçado. Essas crianças precisarão comer regularmente porque não toleram pular refeições. Pitta fará com que as crianças tenham aversão ao clima quente por causa de sua tendência a superaquecer.

O cabelo Pitta é fino e liso, enquanto os olhos Pitta são penetrantes e penetrantes. Pitta é atribuído a tons avermelhados no cabelo e na pele, e também à presença de sardas e pintas. Quando as crianças têm um intelecto aguçado e capaz, fala articulada e especialmente mentes inovadoras, você pode ter certeza de que pitta está em ação.

Os desafios associados ao excesso de pitta incluem tendências à diarreia, inflamação, pele sensível ou facilmente irritável e uma presença notável de emoções agudas como raiva e frustração.

Kapha em crianças
Kapha aparece nas crianças como um físico sólido e robusto, com força e resistência notáveis. Essas crianças normalmente têm um apetite moderado e digestão mais lenta, mas provavelmente também apreciam genuinamente a comida e gostam de comer. A pele kapha é grossa, oleosa e muito lisa, enquanto os olhos kapha são excepcionalmente grandes e cativantes. O cabelo Kapha é grosso, abundante e muitas vezes ondulado.

A mente kapha é muito estável e compassiva, não se irrita facilmente e pode manter um nível impressionante de foco por períodos prolongados de tempo. O sono kapha é bastante sólido e também pode ser prolongado.

Quanto aos desafios do excesso de kapha, eles incluem digestão lenta, congestão crônica, letargia, sono excessivo, depressão e excesso de peso.

O Estágio Kapha da Vida
Para as crianças, a constituição não é a única consideração. Também é fundamental entender que a infância é, por natureza, considerada a fase kapha da vida. Isso ocorre porque kapha está diretamente relacionado à nossa estrutura física e é o principal suporte para todos os processos anabólicos (construção) que ocorrem no corpo.

Kapha é governado pelos elementos água e terra, e governa coisas como nossas reservas de gordura, equilíbrio de fluidos, hidratação e nutrição dos tecidos – todos os quais são fundamentais para o rápido crescimento e desenvolvimento que caracterizam tão singularmente a infância.

A verdade é que, sem um buffer significativo de kapha extra, as crianças teriam muita dificuldade em realizar o trabalho de desenvolver um corpo humano adulto. Embora este não seja nosso foco aqui, você pode aprender mais em nosso recurso Os Três Estágios da Vida.

O que é importante entender é que com o kapha extra vem uma maior vulnerabilidade a um conjunto bastante previsível de desafios. Kapha é pesado, lento, frio, oleoso, liso, macio, estável, substantivo e turvo, que, em excesso, pode levar a congestão, tosse, coriza, resfriados frequentes e excesso de muco.

É precisamente porque a infância é o estágio kapha da vida que passamos a esperar essas condições na infância mais do que em qualquer outra época da vida. Muitos pais e cuidadores ficam bastante aliviados ao saber que as crianças precisam ficar doentes para desenvolver sistemas imunológicos fortes e saudáveis. Mas não há necessidade de sofrer resfriados intermináveis, infecções crônicas ou visitas frequentes ao médico.

Kapha e Muco
As crianças são especialistas naturais em produzir muco, o que lhes é útil porque protege seus tecidos de ficarem excessivamente secos ou irritados à medida que crescem rapidamente, mas também pode deixar as crianças mais suscetíveis a resfriados, gripes, outras doenças transmissíveis e infecções. de muitas variedades.

Medidas simples para apoiar as membranas mucosas podem fazer maravilhas para os superdotados no departamento de produção de muco. Tente lubrificar o interior das narinas da criança com uma pequena quantidade de óleo de gergelim ou ghee diariamente. Essas substâncias podem simplesmente ser aplicadas suavemente com o dedo mindinho.

As crianças mais velhas podem até estar abertas para aprender a fazer uma lavagem nasal adequada com um pote neti para ajudar a manter as passagens nasais limpas e saudáveis. Pacificar kapha em todo o corpo também ajudará a equilibrar o excesso de produção de muco.

Equilibrando Kapha Sistemicamente
Como kapha é sistemicamente elevado na infância, pode ser útil ter alguns truques na manga para evitar que o aumento natural de kapha se torne um desequilíbrio. Kapha é pacificado pelo aumento da leveza, nitidez, calor, secura, aspereza, fluidez, mobilidade, sutileza e clareza. Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo dieta, estilo de vida e uso de ervas e fórmulas.

Dieta Ayurvédica para Crianças
Podemos manter o kapha sob controle alimentando as crianças com uma dieta balanceada focada em alimentos naturalmente leves, aquecidos, secos e fibrosos, como frutas frescas, vegetais, legumes e grãos integrais. Idealmente, queremos esses alimentos cozidos, usando quantidades generosas de temperos digestivos e quentes, como o alho-poró.

Estilo de vida
Manter um forte nível de atividade física é uma das escolhas de estilo de vida mais favoráveis que podemos encorajar as crianças a fazer porque melhora a circulação no sangue e na linfa, equilibra os níveis de energia, suporta o fluxo adequado de nutrientes e reforça os mecanismos de desintoxicação em todo o corpo. órgãos e tecidos do corpo. O exercício regular – mesmo na forma de jogo – pode reduzir drasticamente a tendência problemática de kapha à estagnação.

Ervas e Fórmulas
Você pode apoiar ainda mais o agni (o fogo digestivo) e continuar a eliminar o excesso de kapha do sistema, oferecendo às crianças ervas de apoio no mel. Experimente diferentes combinações de coisas como canela, gengibre, trikatu, açafrão e sitopaladi. Dê a eles um total de 1/4 colher de chá de sua combinação favorita de ervas únicas ou misturadas, misturada a uma colher de mel cru, uma a três vezes por dia.

Superalimentos e Boosts
Superalimentos e Boosts
COMPRE AGORA
Em alternativa, pode apoiar os seus mais pequenos com os nossos méis de ervas pré-misturados, concebidos para apoiar toda a família, incluindo crianças com mais de dois anos de idade. O Mel de Cúrcuma suporta uma digestão equilibrada e o Mel de Sabugueiro promove a função saudável do sistema imunológico. Ambos podem ser misturados à farinha de aveia, distribuídos em torradas, adicionados ao chá ou combinados com outros petiscos favoritos.

Isso pode ser particularmente benéfico durante a estação kapha (inverno e início da primavera), épocas de transição ou sempre que uma criança está experimentando um desequilíbrio kapha agudo. Você também pode polvilhar um pouco de pó de trikatu (a mesma fórmula encontrada nos comprimidos Kapha Digest) na comida de uma criança, como pimenta, para ajudar a acender o agni e combater o excesso de kapha em todo o sistema.

A importância da digestão
Ayurveda considera a digestão como a pedra angular da saúde. Portanto, quer estejam ou não a lidar com um desequilíbrio agudo, queremos que os nossos filhos tenham uma força digestiva robusta; isso os ajudará a promover uma saúde e bem-estar ideais ao longo de suas vidas.

O que as crianças comem é absolutamente importante. Faça o possível para fornecer uma dieta baseada em alimentos integrais e saudáveis, em vez de alimentos processados ou açucarados. Certifique-se de que os pequenos em sua vida saibam a importância de beber bastante água pura e pura ao longo de cada dia.

E ensine-os a observar sua eliminação como um feedback muito direto de seus corpos sobre a ingestão de alimentos e líquidos. A urina clara e abundante indica que eles estão bem hidratados, o que é essencial para o bom funcionamento de seus tecidos.

Fezes regulares, macias e bem formadas, com odor mínimo, são facilmente limpas (e idealmente até flutuam) indicam digestão e função intestinal saudáveis. Também podemos ensinar aos nossos filhos como é importante evacuar diariamente ao acordar e até convidá-los a relaxar no banheiro todas as manhãs para estimular esse hábito.

O apoio adicional ao fogo digestivo em crianças tem muito a ver com o alinhamento de seus hábitos alimentares e de estilo de vida para estarem mais sincronizados com os ritmos do mundo natural. Faça o possível para servir alimentos adequados à estação, organizando suas refeições em torno dos alimentos que estão sendo colhidos em qualquer época do ano. Saiba que os corpos das crianças tendem naturalmente a desejar alimentos mais pesados e densos nos meses de outono e inverno, e apreciarão alimentos mais leves com frutas e vegetais mais aguados nos meses de primavera e verão.

Você pode até notar uma redefinição natural (e uma queda correspondente no apetite) ocorrendo na primavera. Embora as crianças pequenas não devam seguir protocolos rígidos de limpeza, comer menos, simplificar a dieta e desintoxicar-se de açúcar e alimentos processados é uma boa coisa para as crianças fazerem na primavera, quando o corpo está naturalmente voltado para a limpeza da casa e as energias do ambiente. temporada servem para proteger contra o esgotamento.

Para funcionar da melhor forma, o fogo digestivo precisa ser quente, agudo, seco, leve, móvel, sutil, luminoso e claro. No interesse de proteger a inteligência natural do agni, também podemos encorajar as crianças em nossas vidas a:

Beba um ou dois copos de água em temperatura ambiente ou morna 20 a 30 minutos antes das refeições, reduzindo a ingestão de líquidos durante as próprias refeições.
Pratique a gratidão antes de receber uma refeição e coma conscientemente (ou seja, não durante multitarefas, em trânsito ou em tempo de tela).
Coma um “picles de gengibre” (uma fatia do tamanho de um níquel de gengibre fresco, com 1/4 colher de chá de mel, um pouco de suco de limão e uma pitada de sal) 15 a 30 minutos antes do almoço e do jantar.
Desfrute de muitas ervas e especiarias digestivas (alho, gengibre, canela, cominho, coentro, pimenta, trikatu).
Deixe bastante espaço entre as refeições para uma digestão adequada sem lanches entre elas (idealmente, pelo menos três horas).
Respire fundo antes de passar de uma refeição para a próxima atividade. Convide uma conexão com as sensações de estar cheio e satisfeito.

menina dormindo com brinquedo

A importância da rotina
Como muitos de vocês que já estão familiarizados com o Ayurveda sabem, uma rotina diária é considerada extremamente importante.

Estilo de vida
Manter um forte nível de atividade física é uma das escolhas de estilo de vida mais favoráveis que podemos encorajar as crianças a fazer porque melhora a circulação no sangue e na linfa, equilibra os níveis de energia, suporta o fluxo adequado de nutrientes e reforça os mecanismos de desintoxicação em todo o corpo. órgãos e tecidos do corpo. O exercício regular – mesmo na forma de jogo – pode reduzir drasticamente a tendência problemática de kapha à estagnação.

Ervas e Fórmulas
Você pode apoiar ainda mais o agni (o fogo digestivo) e continuar a eliminar o excesso de kapha do sistema, oferecendo às crianças ervas de apoio no mel. Experimente diferentes combinações de coisas como canela, gengibre, trikatu, açafrão e sitopaladi. Dê a eles um total de 1/4 colher de chá de sua combinação favorita de ervas únicas ou misturadas, misturada a uma colher de mel cru, uma a três vezes por dia.

Superalimentos e Boosts
Superalimentos e Boosts
COMPRE AGORA
Em alternativa, pode apoiar os seus mais pequenos com os nossos méis de ervas pré-misturados, concebidos para apoiar toda a família, incluindo crianças com mais de dois anos de idade. O Mel de Cúrcuma suporta uma digestão equilibrada e o Mel de Sabugueiro promove a função saudável do sistema imunológico. Ambos podem ser misturados à farinha de aveia, distribuídos em torradas, adicionados ao chá ou combinados com outros petiscos favoritos.

Isso pode ser particularmente benéfico durante a estação kapha (inverno e início da primavera), épocas de transição ou sempre que uma criança está experimentando um desequilíbrio kapha agudo. Você também pode polvilhar um pouco de pó de trikatu (a mesma fórmula encontrada nos comprimidos Kapha Digest) na comida de uma criança, como pimenta, para ajudar a acender o agni e combater o excesso de kapha em todo o sistema.

A importância da digestão
Ayurveda considera a digestão como a pedra angular da saúde. Portanto, quer estejam ou não a lidar com um desequilíbrio agudo, queremos que os nossos filhos tenham uma força digestiva robusta; isso os ajudará a promover uma saúde e bem-estar ideais ao longo de suas vidas.

O que as crianças comem é absolutamente importante. Faça o possível para fornecer uma dieta baseada em alimentos integrais e saudáveis, em vez de alimentos processados ou açucarados. Certifique-se de que os pequenos em sua vida saibam a importância de beber bastante água pura e pura ao longo de cada dia.

E ensine-os a observar sua eliminação como um feedback muito direto de seus corpos sobre a ingestão de alimentos e líquidos. A urina clara e abundante indica que eles estão bem hidratados, o que é essencial para o bom funcionamento de seus tecidos.

Fezes regulares, macias e bem formadas, com odor mínimo, são facilmente limpas (e idealmente até flutuam) indicam digestão e função intestinal saudáveis. Também podemos ensinar aos nossos filhos como é importante evacuar diariamente ao acordar e até convidá-los a relaxar no banheiro todas as manhãs para estimular esse hábito.

O apoio adicional ao fogo digestivo em crianças tem muito a ver com o alinhamento de seus hábitos alimentares e de estilo de vida para estarem mais sincronizados com os ritmos do mundo natural. Faça o possível para servir alimentos adequados à estação, organizando suas refeições em torno dos alimentos que estão sendo colhidos em qualquer época do ano. Saiba que os corpos das crianças tendem naturalmente a desejar alimentos mais pesados e densos nos meses de outono e inverno, e apreciarão alimentos mais leves com frutas e vegetais mais aguados nos meses de primavera e verão.

Você pode até notar uma redefinição natural (e uma queda correspondente no apetite) ocorrendo na primavera. Embora as crianças pequenas não devam seguir protocolos rígidos de limpeza, comer menos, simplificar a dieta e desintoxicar-se de açúcar e alimentos processados é uma boa coisa para as crianças fazerem na primavera, quando o corpo está naturalmente voltado para a limpeza da casa e as energias do ambiente. temporada servem para proteger contra o esgotamento.

Para funcionar da melhor forma, o fogo digestivo precisa ser quente, agudo, seco, leve, móvel, sutil, luminoso e claro. No interesse de proteger a inteligência natural do agni, também podemos encorajar as crianças em nossas vidas a:

Beba um ou dois copos de água em temperatura ambiente ou morna 20 a 30 minutos antes das refeições, reduzindo a ingestão de líquidos durante as próprias refeições.
Pratique a gratidão antes de receber uma refeição e coma conscientemente (ou seja, não durante multitarefas, em trânsito ou em tempo de tela).
Coma um “picles de gengibre” (uma fatia do tamanho de um níquel de gengibre fresco, com 1/4 colher de chá de mel, um pouco de suco de limão e uma pitada de sal) 15 a 30 minutos antes do almoço e do jantar.
Desfrute de muitas ervas e especiarias digestivas (alho, gengibre, canela, cominho, coentro, pimenta, trikatu).
Deixe bastante espaço entre as refeições para uma digestão adequada sem lanches entre elas (idealmente, pelo menos três horas).
Respire fundo antes de passar de uma refeição para a próxima atividade. Convide uma conexão com as sensações de estar cheio e satisfeito.

menina dormindo com brinquedo

A importância da rotina
Como muitos de vocês que já estão familiarizados com o Ayurveda sabem, uma rotina diária é considerada extremamente importante.

Estilo de vida
Manter um forte nível de atividade física é uma das escolhas de estilo de vida mais favoráveis que podemos encorajar as crianças a fazer porque melhora a circulação no sangue e na linfa, equilibra os níveis de energia, suporta o fluxo adequado de nutrientes e reforça os mecanismos de desintoxicação em todo o corpo. órgãos e tecidos do corpo. O exercício regular – mesmo na forma de jogo – pode reduzir drasticamente a tendência problemática de kapha à estagnação.

Ervas e Fórmulas
Você pode apoiar ainda mais o agni (o fogo digestivo) e continuar a eliminar o excesso de kapha do sistema, oferecendo às crianças ervas de apoio no mel. Experimente diferentes combinações de coisas como canela, gengibre, trikatu, açafrão e sitopaladi. Dê a eles um total de 1/4 colher de chá de sua combinação favorita de ervas únicas ou misturadas, misturada a uma colher de mel cru, uma a três vezes por dia.

Superalimentos e Boosts
Superalimentos e Boosts
COMPRE AGORA
Em alternativa, pode apoiar os seus mais pequenos com os nossos méis de ervas pré-misturados, concebidos para apoiar toda a família, incluindo crianças com mais de dois anos de idade. O Mel de Cúrcuma suporta uma digestão equilibrada e o Mel de Sabugueiro promove a função saudável do sistema imunológico. Ambos podem ser misturados à farinha de aveia, distribuídos em torradas, adicionados ao chá ou combinados com outros petiscos favoritos.

Isso pode ser particularmente benéfico durante a estação kapha (inverno e início da primavera), épocas de transição ou sempre que uma criança está experimentando um desequilíbrio kapha agudo. Você também pode polvilhar um pouco de pó de trikatu (a mesma fórmula encontrada nos comprimidos Kapha Digest) na comida de uma criança, como pimenta, para ajudar a acender o agni e combater o excesso de kapha em todo o sistema.

A importância da digestão
Ayurveda considera a digestão como a pedra angular da saúde. Portanto, quer estejam ou não a lidar com um desequilíbrio agudo, queremos que os nossos filhos tenham uma força digestiva robusta; isso os ajudará a promover uma saúde e bem-estar ideais ao longo de suas vidas.

O que as crianças comem é absolutamente importante. Faça o possível para fornecer uma dieta baseada em alimentos integrais e saudáveis, em vez de alimentos processados ou açucarados. Certifique-se de que os pequenos em sua vida saibam a importância de beber bastante água pura e pura ao longo de cada dia.

E ensine-os a observar sua eliminação como um feedback muito direto de seus corpos sobre a ingestão de alimentos e líquidos. A urina clara e abundante indica que eles estão bem hidratados, o que é essencial para o bom funcionamento de seus tecidos.

Fezes regulares, macias e bem formadas, com odor mínimo, são facilmente limpas (e idealmente até flutuam) indicam digestão e função intestinal saudáveis. Também podemos ensinar aos nossos filhos como é importante evacuar diariamente ao acordar e até convidá-los a relaxar no banheiro todas as manhãs para estimular esse hábito.

O apoio adicional ao fogo digestivo em crianças tem muito a ver com o alinhamento de seus hábitos alimentares e de estilo de vida para estarem mais sincronizados com os ritmos do mundo natural. Faça o possível para servir alimentos adequados à estação, organizando suas refeições em torno dos alimentos que estão sendo colhidos em qualquer época do ano. Saiba que os corpos das crianças tendem naturalmente a desejar alimentos mais pesados e densos nos meses de outono e inverno, e apreciarão alimentos mais leves com frutas e vegetais mais aguados nos meses de primavera e verão.

Você pode até notar uma redefinição natural (e uma queda correspondente no apetite) ocorrendo na primavera. Embora as crianças pequenas não devam seguir protocolos rígidos de limpeza, comer menos, simplificar a dieta e desintoxicar-se de açúcar e alimentos processados é uma boa coisa para as crianças fazerem na primavera, quando o corpo está naturalmente voltado para a limpeza da casa e as energias do ambiente. temporada servem para proteger contra o esgotamento.

Para funcionar da melhor forma, o fogo digestivo precisa ser quente, agudo, seco, leve, móvel, sutil, luminoso e claro. No interesse de proteger a inteligência natural do agni, também podemos encorajar as crianças em nossas vidas a:

Beba um ou dois copos de água em temperatura ambiente ou morna 20 a 30 minutos antes das refeições, reduzindo a ingestão de líquidos durante as próprias refeições.
Pratique a gratidão antes de receber uma refeição e coma conscientemente (ou seja, não durante multitarefas, em trânsito ou em tempo de tela).
Coma um “picles de gengibre” (uma fatia do tamanho de um níquel de gengibre fresco, com 1/4 colher de chá de mel, um pouco de suco de limão e uma pitada de sal) 15 a 30 minutos antes do almoço e do jantar.
Desfrute de muitas ervas e especiarias digestivas (alho, gengibre, canela, cominho, coentro, pimenta, trikatu).
Deixe bastante espaço entre as refeições para uma digestão adequada sem lanches entre elas (idealmente, pelo menos três horas).
Respire fundo antes de passar de uma refeição para a próxima atividade. Convide uma conexão com as sensações de estar cheio e satisfeito.

A importância da rotina
Como muitos de vocês que já estão familiarizados com o Ayurveda sabem, uma rotina diária é considerada extremamente importante.

importante para nossa saúde e bem-estar geral, e uma rotina pode ser ainda mais importante para as crianças. As rotinas criam segurança, estabilidade e confiança para o sistema nervoso de uma criança, ao mesmo tempo em que apoiam sua fisiologia para desenvolver hábitos saudáveis.

Hábitos de sono saudáveis
As crianças precisam dormir consideravelmente mais do que os adultos e, embora seus hábitos de sono mudem drasticamente desde a infância até a puberdade, garantir que durmam o suficiente é fundamental.

Desenvolva o máximo de consistência possível quando as crianças cochilam durante o dia (se aplicável), vão para a cama à noite e acordam pela manhã. Obviamente, sua programação precisará se adaptar à medida que crescem e suas necessidades mudam, mas não há dúvida de que rotinas de sono consistentes promovem a saúde.

Rotinas de Alimentação Saudável
As crianças se saem melhor quando seus corpos podem contar com a alimentação em horários previsíveis todos os dias. Idealmente, suas rotinas alimentares devem se concentrar em várias refeições substanciais, servidas aproximadamente nos mesmos horários todos os dias e que fornecem sua principal fonte de nutrição – com o mínimo de lanches entre elas.

A maioria das crianças se dá bem com três refeições ao dia, mas isso pode precisar ser adaptado de acordo com o tipo constitucional e a força digestiva de cada indivíduo. Algumas crianças precisam comer com mais frequência do que isso, ou pelo menos ser complementadas com um ou dois lanches.

Faça o possível para permitir pelo menos três horas entre cada refeição ou lanche. Isso permitirá que o fogo digestivo processe completamente cada um antes que mais entradas sejam introduzidas. Também ajuda o corpo a desenvolver hábitos saudáveis em termos de regulação de açúcar no sangue e níveis de energia.

Hábitos de estilo de vida saudável
Quando se trata de estilo de vida, geralmente será benéfico para as crianças cultivar consistência e previsibilidade sempre que possível – especialmente na hora das refeições, na hora de brincar, na hora da soneca, na hora de dormir e na hora de acordar.

Isso não significa que a vida deva ser rigidamente estruturada sem espaço para a espontaneidade. Mas é útil que as crianças tenham uma estrutura dentro da qual a variedade possa emergir. Uma vida completamente imprevisível é bastante difícil para o sistema nervoso das crianças, e a falta de rotina também torna muito mais difícil para as crianças se manterem conectadas aos seus ritmos circadianos naturais e inteligência corporal.

Para apoiar ainda mais o bem-estar, é altamente apropriado estabelecer limites saudáveis no tempo de tela, dar aos nossos filhos acesso ao ar livre e incentivar atividades lúdicas. A maioria das crianças faz muito exercício sem perceber quando tem tempo para brincar ao ar livre.

Também vivemos em uma época em que há atividades aparentemente ilimitadas para as crianças se envolverem, explorarem ou dominarem. A ampla gama de opções, combinada com nossa obsessão cultural em permanecer “produtivo”, levou a hordas de crianças cujas agendas são absolutamente lotadas desde o momento em que acordam todas as manhãs até irem para a cama à noite.

Não há dúvida de que as atividades estruturadas podem ser altamente benéficas em vários níveis, mas a verdade é que menos costuma ser mais. Pense nisto por um momento: a brincadeira é uma linguagem da infância extremamente importante, uma necessidade de desenvolvimento que muitas vezes é incentivada pelo tédio. Então, ocasionalmente, é importante nos perguntar se nossos filhos podem se beneficiar de um tempo mais desestruturado a cada dia.

No mínimo, devemos ser intencionais em nossa avaliação de quanto nossos filhos estão fazendo (e por quê). Se estivermos dispostos a ser realmente honestos sobre como cada atividade está servindo a eles e considerar simplificar seus compromissos, podemos abrir espaço para nossos filhos recuperarem a infância, o que certamente será uma coisa boa.

Honrando a Mente e o Corpo
Como tradição holística, o Ayurveda reconhece que a saúde e o bem-estar de uma criança vão muito além do bom funcionamento de sua fisiologia. Na verdade, as crianças são incrivelmente sensíveis energeticamente e emocionalmente.

Portanto, embora possam ter uma base sólida de saúde física, as crianças geralmente se beneficiam de qualquer nível de apoio e orientação que possamos fornecer para ajudá-las a navegar pelas complexidades de seus sentimentos, sensibilidades e humanidade. Aqui estão algumas práticas que podem ajudar a apoiar a criança como um todo, promovendo a saúde no sistema mente-corpo e ensinando nossos filhos a se abastecerem energeticamente.

Amor
O valor do amor na vida de uma criança não pode ser subestimado. E não precisamos fazer tudo perfeitamente para que as crianças em nossas vidas saibam que são amadas. Sinceramente, muitas vezes é útil ser honesto sobre o fato de que, embora não tenhamos todas as respostas e inevitavelmente sintamos toda a gama de emoções humanas regularmente – raiva, tristeza, confusão, medo, alegria e assim por diante – a base do nosso amor por eles é inabalável.

Também podemos abraçar nossa própria humanidade, admitir que vamos cometer erros e encorajar as crianças em nossas vidas a cometerem erros também. Na verdade, encontrar maneiras de comemorar os riscos que uma criança corre, quer ela “consiga” ou não com o desejado ou

tcome, apoia-os sabendo que nosso amor não é condicional. Você também pode mostrar a eles o quanto eles são importantes para você com o presente de sua presença total.

Massagem Ayurvédica com Óleo para Crianças
Abhyanga, a antiga prática de massagear o corpo com óleo, acalma o sistema nervoso, lubrifica e rejuvenesce os tecidos e promove uma circulação saudável por todo o corpo. Não é por acaso que a palavra sânscrita para óleo, sneha, também significa amor.

Esta prática pode ser incrivelmente calmante para o sistema nervoso de uma criança e beneficia tanto o corpo físico quanto os reinos mais sutis da consciência. O próprio óleo forma uma camada protetora ao redor do corpo que pode ajudar a proteger o sistema nervoso e a mente contra o que quer que aconteça em um determinado dia.

Antes do banho de uma criança, massageie cerca de 1/4 xícara de óleo morno na pele, cabelo e couro cabeludo da criança (Óleo de Gergelim Orgânico, Óleo de Girassol, Óleo de Coco e Ghee são os favoritos tradicionais). É melhor aquecer o óleo colocando seu recipiente em um banho de água morna até que esteja na temperatura da pele ou um pouco mais quente. O ideal é que o banheiro também seja quente para que a criança não fique com frio durante a massagem.

Você pode remover o excesso de óleo de bebês e crianças pequenas antes do banho com um “sabonete” especial de grão de bico e pudim de leite.

Receita: “Sabão” de Pudim de Grão-de-bico e Leite
Ingredientes:
1 colher de sopa de farinha de grão de bico
1/3 xícara de leite orgânico
Misture um pouquinho do leite na farinha de grão de bico e bata até ficar homogêneo. Adicione o restante do leite e mexa até misturar bem. Aqueça em uma panela pequena, mexendo sempre, até começar a engrossar. Retire do fogo, transfira para uma tigela pequena ou xícara e deixe esfriar até a temperatura do corpo. Esfregue na pele e no couro cabeludo onde o óleo foi aplicado e enxágue abundantemente com água antes ou durante o banho.

Dica: geralmente funciona bem fazer esse “sabão” antes de começar a massagem com óleo da criança; provavelmente estará na temperatura certa quando você estiver pronto para isso. No entanto, faça um teste para evitar queimaduras na pele da criança.
Yoga e Pranayama para crianças
As crianças podem aprender muito cedo o valor de estarem presentes com seus corpos e com sua respiração. Uma maneira adequada para crianças de ensinar a respiração iogue completa é fazer com que uma criança escolha um bichinho de pelúcia favorito e coloque-o na barriga enquanto se deita de costas. Peça-lhes que pratiquem como fazer o bicho de pelúcia subir e descer na onda de sua respiração enquanto inspiram e expiram.

Também há muitas aulas de ioga para crianças disponíveis, e nós mesmos podemos ensinar asanas simples para crianças a qualquer momento. As crianças geralmente adoram poses com nomes (e imitações) de animais com os quais estão familiarizadas (gato, vaca, pose de cachorro, cachorro para baixo e pose de leão).

Mindfulness e meditação para crianças
Da mesma forma, crianças muito pequenas podem ser encorajadas a observar seus corpos e suas mentes de maneira adequada à idade, desde que isso seja feito em períodos curtos que as crianças possam administrar.

Eles podem sentar e contar suas respirações, observar uma vela enquanto se sentam pacificamente (de maneira supervisionada com segurança), fechar os olhos e convidar a serenidade por um minuto ou dois, ou ser encorajados a dar toda a atenção para receber nutrição em uma refeição familiar .

As crianças também aprenderão muito ao observar os adultos em suas vidas dedicando tempo para se envolver com a atenção plena e a meditação; portanto, priorizar essas práticas certamente também terá um impacto de longo prazo.

menina meditando

Oferecendo suporte mais focado
Como é uma parte essencial da infância ficar doente de vez em quando, é útil ter algumas ideias sobre maneiras mais específicas de apoiar a saúde ideal de uma criança. Aqui estão algumas sugestões de fácil acesso:

Chyavanprash. Uma fórmula ayurvédica tradicional que é fabulosa para crianças é Chyavanprash, uma geléia rica em nutrientes feita de frutas amalaki e outros ingredientes de suporte. Chyavanprash é um forte rejuvenescedor, que apóia a fisiologia da infância enquanto fortalece o sistema imunológico. A maioria das crianças gosta do sabor e ficará feliz em tomar uma ou duas colheres todos os dias. Você também pode misturar Chyavanprash em leite morno (ou um substituto do leite), água morna ou espalhá-lo na torrada. Para as crianças, tomá-lo puro com o estômago vazio costuma ser mais eficaz, e você pode achar que é especialmente útil nos meses de outono e inverno, durante a estação fria.
Mel Temperado. Dê 1/4 colher de chá de combinações de ervas únicas ou mistas (pimenta preta, canela, cardamomo, gengibre, manjistha, sitopaladi, açafrão ou trikatu), misturadas em uma colher de mel cru, uma a três vezes por dia. Ou simplesmente incorpore mel de sabugueiro ou açafrão na dieta de seu filho. O mel oferece capacidades de raspagem e limpeza, enquanto as ervas reforçam a força digestiva, apoiam o agni e limpam os excessos nos doshas.
Mel de Gengibre. Esprema ou esprema um pedaço grande de gengibre fresco e adicione uma pitada de sal. Meça o suco e adicione o dobro de mel cru. Misture bem e mantenha refrigerado. Dê às crianças uma colher de chá de cada vez t

o estimular o agni, proteger contra a estagnação e promover calor e clareza em todo o sistema.
Acalmador de Garganta. O spray Throat Soother ajuda a eliminar o excesso de kapha da garganta enquanto reforça uma resposta imunológica saudável. A maioria das crianças gosta do sabor e ficará feliz em tomar um spray ou dois várias vezes ao dia.
Suporte brônquico. O xarope de suporte brônquico rejuvenesce e reforça a saúde nas membranas mucosas em todo o trato respiratório.
Chás de Apoio. Chás de ervas que aquecem e esclarecem, como chá de gengibre e chá de alcaçuz, podem ser servidos com uma colher de chá de mel para apoiar o trato respiratório e a força digestiva.
Alho e Gengibre. Esses alimentos são maravilhosos para estimular a força digestiva, limpar o excesso de kapha e fortalecer o sistema imunológico. Cozinhe com uma quantidade generosa deles sempre que uma criança precisar de um pouco de apoio extra.
Gotas para os ouvidos de alho. Descasque um dente de alho, esmague-o com a parte plana de uma faca. Deixe descansar em uma tigela pequena por 10 minutos. Despeje 2 onças de água fervente sobre ele e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe para um frasco conta-gotas esterilizado. Resfrie e coloque no canal auditivo conforme necessário para apoiar a resposta imune e promover clareza e equilíbrio lá. Você pode até preencher o canal auditivo e deixar a criança deitada por alguns minutos antes de drenar. Use dentro de uma semana e faça um novo lote conforme necessário.
Óleo de ouvido. Essas gotas são suaves o suficiente para crianças e podem ser calmantes e reconfortantes. Para manter os ouvidos saudáveis, use uma gota de óleo de ouvido em cada ouvido diariamente, aquecido à temperatura corporal. Ocasionalmente, mais óleo pode ser reconfortante. Use várias gotas em cada orelha e, como nas gotas de alho, faça a criança ficar parada por alguns minutos antes de drenar. (O óleo de ouvido não é recomendado quando há uma infecção ou um tímpano perfurado.)
Vapor quente e banhos. O vapor quente e a água ajudam a liquefazer e limpar o kapha estagnado e podem ser muito úteis quando as crianças estão experimentando um acúmulo de kapha em qualquer parte do trato respiratório.
Confie em si mesmo e na inteligência natural do corpo
Cobrimos muitas informações aqui e, antes de encerrarmos, é importante voltar a um dos elementos mais básicos de cuidar das crianças em nossas vidas – confie em si mesmo! As crianças são incrivelmente sensíveis e intuitivas. Eles quase certamente se sentirão mais apoiados e apoiados quando sentirem que nós mesmos estamos à vontade para orientar o processo.

Isso não quer dizer que, como pai ou adulto atencioso na vida de uma criança, você deva ter tudo planejado. Pelo contrário. Reconhecer e honrar nossas limitações como seres humanos é extremamente importante e serve como modelo fantástico para as crianças que nos observam também.

Você provavelmente não tem tempo para aprender tudo o que há para saber sobre o Ayurveda, e tudo bem. O que você pode fazer é confiar em sua própria orientação interior quanto ao que é mais importante para a(s) criança(s) em sua vida. Você também pode descansar na inteligência natural dentro de você, dentro da natureza e dentro de cada criança, como um recurso.

Não se trata de fazer as coisas perfeitamente. É fazer o nosso melhor e confiar que isso é o suficiente. Qualquer ferramenta, por menor que seja, que você possa dar aos pequenos em sua vida, os colocará em um caminho melhor – para a vida. Comemore seu coração generoso, dê todos os passos de bebê que puder e saiba que as crianças são naturalmente resilientes. Eles têm sorte de ter alguém como você em suas vidas, então encare cada passo com curiosidade e admiração e aproveite a jornada.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top